Instalação de sinalizações e Rota de Fugas

Saiba como Implementar adequadamente as Placas de Sinalização de Emergência

Iremos abordar tudo relacionado à correta implementação da sinalização de acordo com as normas estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros.

As placas de sinalização de emergência devem ser implantadas em função das características especificas do local, do uso e dos riscos existentes.

Sinalizações de Proibição e Alertas

As sinalizações de proibição e alertas devem ser instaladas em local visível, a uma altura de 1,80m, medida do piso até a base da sinalização e devem ser distribuídas em mais de um ponto dentro da área de risco.(Fig.01)

Implementação e Requisitos para as Placas de Sinalização de Emergência

Sinalizações de Orientação e Salvamento

Já as sinalizações de orientação e salvamento devem assinalar todas as mudanças de direção, saídas, escadas, entre outros, devendo ser fixadas a uma altura visível a todos, bem como a sinalização de equipamentos de combate, que deve estar fixada acima dos equipamentos, ou apontada durante o trajeto da rota de fuga (Fig.02).

Placas de sinalizações de Orientação e Salvamento

Requisitos de Implementação:

Todas as placas de sinalização de emergência devem se destacar em relação às demais placas ou adereços da comunicação visual do local, não podendo ser neutralizadas pela decoração ou cores e acabamentos nas paredes. Obrigatoriamente precisam estar fixadas em locais de alta visibilidade e de circulação, como corredores.

Placas de Sinalizações de Emergência

As sinalizações destinadas à orientação e salvamento devem ser produzidas com materiais fotoluminescentes (de acordo com a norma DIN 67510), em materiais de alta resistência, com espessura mínima, evitando possíveis irregularidades na superfície.

Tem dúvidas se você implementou corretamente a sinalização de emergência na sua empresa? Exponha sua pergunta, podemos ajudar na correta aplicação de cada placa!